Como melhorar o sinal da Wi-Fi: 10 dicas para aumentar alcance e velocidade
- telecombombertv
- 30 de jul. de 2024
- 4 min de leitura

Diversos fatores influenciam a Wi-Fi, como posicionamento, interferência, canais e largura de banda. Aprenda como solucionar problemas em cada um.
O Wi-Fi da sua casa oscila com frequência? Você precisa ficar conectando e desconectado da rede o tempo todo? Então precisa rever alguns pontos relacionados à roteador e alcance do sinal em sua casa.
Diversos fatores influenciam nisso, como posicionamento do roteador, altura em que está instalado, e até para qual lado as antenas apontam!
Veja abaixo 17 dicas para melhorar a sua conexão, tanto em computadores quanto em celulares, e entenda porque o sinal sem fio oscila.
Como fazer o sinal do wi-fi ficar mais forte?
Vamos começar pelas dicas práticas para ter uma conexão estável em qualquer canto da casa. As principais ações estão relacionadas com o posicionamento e instalação correta do roteador.
Veja os detalhes abaixo.
1. Atualize seu roteador
Se o roteador for muito antigo ou estiver desatualizado, a conexão de internet pode ficar lenta. Isso acontece pela falta de suporte para tipos mais avançados de conexão, como Wi-Fi 6.
Normalmente, as atualizações também fazem a conexão lidar melhor com diversos dispositivos conectados ao mesmo tempo.
2. Posicione bem o roteador
Quando o roteador está em posição central, o sinal Wi-Fi é distribuído para todos os cômodos da casa. Se ele ficar no canto, metade é desperdiçado.
Também é recomendado instalar o aparelho a 1,5 ou 2 metros do chão. Isso ajuda a evitar obstáculos físicos, como mesas ou objetos.
3. Afaste aparelhos que podem causar interferência
O roteador transmite o sinal Wi-Fi através de ondas de rádio. Portanto, se houver aparelhos como telefones sem fio ou microondas próximos, eles podem bloquear a propagação das ondas eletromagnéticas.
Além disso, também não é recomendado bloquear as saídas de ventilação do roteador, pois isto reduz a potência do sinal.
4. Revise suas senhas
Verifique se sua rede tem senha. Se não tiver, coloque imediatamente. É melhor para a sua segurança e evita que vizinhos ou pessoas mal intencionadas “roubem” o seu sinal.
Evite senhas simples, que são fáceis de lembrar. Misture letras, números e símbolos para ninguém descobrir a senha.
5. Use repetidores de sinal
Se você comprar um roteador mais novo, pode usar o antigo como repetidor de sinal. Ele distribuirá a rede para outros cômodos da casa com mais eficiência. Isso tende a “aumentar” a Wi-Fi e permitir conexão estável mesmo longe do roteador.
Repetidores também são recomendados caso o seu roteador fique em um canto e por alguma razão não seja possível instalar em outro lugar.
6. Não dobre os cabos
A fibra óptica é um cabo poderoso, mas frágil. Se ela for dobrada, pode quebrar, o que reduz a velocidade ou interrompe completamente a conexão.
Pela mesma razão, evite deixar os cabos acessíveis em locais que exijam movimentação de móveis para a limpeza. Também é recomendável deixar os cabos longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Se acontecer de o seu cabo romper, faça o seguinte:
Mantenha o equipamento ligado e não mexa no local do rompimento;
Entre em contato com seu provedor e solicite a abertura de um chamado técnico.
Aguarde a chegada dos técnicos.
Nem sempre é necessário trocar a fibra, dependendo do caso é possível fazer um reparo no cabo.
7. Atenção para os programas em segundo plano
Alguns programas em segundo plano podem estar ocupando a conexão desnecessariamente. Se for o caso, revise e feche os aplicativos.
Um caso muito comum são aplicativos que usam torrent para baixar arquivos. Dependendo das configurações dos programas, a conexão fica lenta enquanto os dados são baixados.
Pela mesma razão, ter vários aparelhos conectados ao mesmo tempo também pode reduzir a qualidade da Wi-Fi.
8. Habilite o WPA como padrão de segurança
Os protocolos WPA ou WPA2 – Wi-Fi Protected Access – criptografam a conexão para garantir mais segurança. Esta é uma forma de manter pessoas indesejadas fora da sua rede.
Além de manter sua casa mais segura, isso também limita o número de aparelhos conectados, o que interfere diretamente na melhoria da Wi-Fi.
9. Reinicie seu roteador de tempos em tempos
Essa é uma dica para os casos em que o roteador esquenta demais. Monitore frequentemente a temperatura do aparelho e, se estiver esquentando demais, acione o suporte do seu provedor.
Enquanto aguarda uma solução oficial, desligue o roteador de vez em quando. Faça quando for sair ou à noite, antes de dormir.
10. Use Wi-Fi mesh
Redes mesh usam múltiplos pontos de acesso, criando uma cobertura Wi-Fi uniforme por toda a casa. Elas são mais eficientes que as conexões comuns, mesmo as que usam repetidores de sinal.
Neste tipo de conexão, cada aparelho é um “nó” dentro de uma rede. Seus dispositivos buscarão sempre o nó mais forte, dependendo da sua localização. Isso melhora o sinal da Wi-Fi pois faz uma transição dinâmica, buscando sempre a melhor conexão.
Conclusão
Esperamos que as dicas ajudem a melhorar a velocidade da sua conexão! Sabemos o quanto incomoda tentar navegar e as páginas demorarem para carregar, o jogo ter lag, ou o streaming ficar travando sem parar.
Se você ainda não for cliente da Bomber Net, te convidamos a conhecer nossos planos. São opções para diferentes tipos de uso. Entre em contato agora com nossos vendedores.





Comentários