Como melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi no celular?
- telecombombertv
- 8 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Em geral, as dicas acima funcionam bem para celulares também. Mas além delas, existem outros pontos que impactam a qualidade do sinal em aparelhos móveis.
Veja 9 dicas para testar quando a internet no celular estiver lenta.
1. Opte pela frequência 5 ou 6 GHz
As frequências de 5 ou 6 GHz oferecem mais velocidade do que a banda de 2.4 GHz. Nem todos os aparelhos têm suporte a ela. Se o seu tiver, sempre prefira esse tipo de conexão.
2.4 GHz é o “padrão”, que opera em menor largura de banda. Ela tem maior alcance, mas entrega menos velocidade. Já 5 e 5 GHz são o oposto: elas têm maior largura de banda, o que permite maior velocidade, mas têm um alcance menor.
2. Teste diferentes cômodos da casa
Assim você descobre onde o sinal é forte ou fraco. Se a velocidade estiver lenta, tente usar o celular em outro cômodo, para ver se a baixa velocidade persiste.
Você também pode usar aplicativos de análise de Wi-Fi para mapear a cobertura do seu roteador e identificar onde a conexão funciona melhor.
Isso indica a necessidade de mudar para uma rede mesh, usar um repetidor, ou mudar o roteador de lugar.
3. Evite as capinhas de metal
Capinhas que incluem metais como cobre ou alumínio podem até ser bonitas, mas interferem na qualidade da conexão, pois refletem o sinal Wi-Fi.
Capinhas de plástico, silicone ou vidro não têm esse problema.
4. Atualize seu dispositivo
As atualizações de software frequentemente incluem melhorias de conectividade. Se houver algum bug ou problema de fábrica, essas atualizações resolvem o problema.
Também é possível resetar as configurações de rede do seu dispositivo. Quando fizer isso, voltará para as configurações de fábrica do celular. O modo de fazer depende de sistema operacional, mas em geral é possível encontrar pesquisando por “redefinir rede” ou expressões semelhantes.
5. Limite o número de dispositivos
Se houver muitos aparelhos na rede, desconecte os que você não estiver usando no momento. Isso pode melhorar a velocidade, pois a conexão deixa de estar sobrecarregada.
Existem aplicativos que permitem detectar todos os aparelhos que estão conectados na sua rede. É útil para ver se há algum estranho “roubando” sinal, ou para entender quantos aparelhos conhecidos estão dividindo o sinal Wi-Fi.
Apague conexões que não são mais usadas: Redes Wi-Fi antigas ou que não são mais usadas podem causar conflitos ou interferências. Exclua essas redes da lista de conexões salvas no seu celular para evitar problemas de conectividade.
6. Limpe o cache do navegador
Cache são basicamente arquivos temporários que ficam armazenados no celular. Eles servem para melhorar a velocidade de carregamento de páginas.
Entretanto, se houver muitos arquivos baixados, eles podem atrapalhar a performance do aparelho. Por isso, é interessante apagar de tempos em tempos, especialmente se a conexão parecer lenta.
O método de fazer depende do navegador que você está usando, mas geralmente basta acessar as configurações para encontrar a opção de deletar os dados.
7. Saiba qual a melhor rede disponível
Em ambientes com múltiplas redes Wi-Fi, como em prédios ou salas comerciais, você provavelmente terá diferentes opções de rede para se conectar.
Teste-as até encontrar a que te oferece melhor velocidade e estabilidade. Frequentemente será a que está mais próxima de você.
Esperamos que as dicas ajudem a melhorar a velocidade da sua conexão!
Se você ainda não for cliente da Bomber Net, te convidamos a conhecer nossos planos. São opções para diferentes tipos de uso. Entre em contato agora com nossos vendedores.
Comments